FPS (First Person Shotter): Este é o tipo de jogo em que o jogador controla uma arma em primeira pessoa, que é quando a câmera faz o papel do “olho do personagem”, sendo um gênero que existe nos games antes mesmo da popularização dos e-Sports. Um dos mais populares desta categoria é o Counter-Strike: Global Offensive.
MOBA: O mais popular até o momento, MOBA é a sigla para “Multiplayer Online Battle”, com o objetivo de disputar territórios em um mapa com o objetivo de destruir a base do inimigo. Competições de Starcraft, League of Legends e Dota 2 são exemplos da popularidade do MOBA.
Battle Royale: O mais recente do mundo e-Sports, ele se popularizou em 2017 com o lançamento de PUBG e Fortnite. Mistura elementos de exploração, sobrevivência, procura de equipamentos, e o objetivo é ser o último sobrevivente de um campo de guerra. Também muito popular, é o gênero mais lucrativo dos e-Sports atualmente.
EVO: Fighting Games: Os tradicionais jogos de luta que se consagraram com o Street Fighter II nos anos de 1990 também entraram no e-Sports. Tekken, Mortal Kombat, Dragon Ball etc.
Cards: Hearthstone lidera este! Como o nome sugere, é um jogo de cartas baseado em turnos que limita os movimentos do jogador utilizando uma barra de mana que, a cada turno, reinicia e cresce até atingir 10. É uma espécie de versão eletrônica do antigo Magic The Gathering.
Simuladores: Como o nome sugere, este envolve qualquer tipo de jogo de simulação, podendo ser futebol, basquete, futebol americano etc. Competições de FIFA e Pro Evolution Soccer são as mais comuns deste segmento.